6 de maio de 2012

Você já dosou sua Vitamina D?


Por que nós gostamos de sol? Porque o sol libera endorfinas, por isso vicia. A maioria dos pacientes chegam ao consultório com deficiência de Vitamina D (a maior fonte de vitamina D é o sol) só que essa deficiência pode levar a depressão, alterações de peso (SIM RESISTÊNCIA NA PERDA DE PESO), hipertensão, doenças respiratórias, cárie, alzheimer, doenças auto-imunes, está envolvida também com a força muscular (atletas, idosos), pele, sistema endócrino, nervoso, gastrintestinal, linfático, urinário, inibe a inflamação (ex. artrite reumatóide), antiproliferativa (câncer), nossa quanta coisa né? E você pensava que a vitamina D só era importante para a saúde óssea. Mais uma vez, temos que avaliar o paciente como um todo.

Recomendo vitamina D acima de 50. Daí vocês me perguntam, tá mais e o câncer de pele blá, blá, blá...ok. A natureza é inteligente, sabe quando você está no sol e sua pele começa a gerar calor, então, essa é a hora de sair do sol, porque esse calor significa inflamação e a inflamação significa envelhecimento, o problema é que os bloqueadores impedem você de sentir calor, já pensou nisso?

E como não ter deficiência de Vitamina D? Se expondo ao sol!! Quanto??
Verão: de 10 a 20 minutos;
Primavera e outono: de 15 a 30 minutos;
Inverno: de 20 a 60 minuto.
Fontes alimentares: Peixes gordos, fígado e gema de ovo.

SEM Vitamina D, o intestino absorve de 10 a 15% do cálcio dietético, COM vitamina D, o intestino absorve de 30 a 80% do Cálcio dietético.

A toxicidade por alumínio (antitranspirantes, panelas, antiácidos) interfere no metabolismo da Vitamina D.

SINAIS E SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA:

Raquitismo em crianças, osteomalácia em adultos, osteoporose, espasmos musculares, dores músculo-esqueléticas, irritabilidade, dificuldade de relaxar, choros frequentes, crianças: inquietação, sudorese, diminuição do apetite, retardo do nascimento dos dentes (sintomas prévios do raquitismo), eplepsia, enxaquecas.

Doenças que podem ser tratadas e podem ser sinais de deficiência: Hipertensão, DCV, doenças auto-imunes, psoríase, câncer, depressão, diabetes, síndrome do ovário policístico.

E aí vamos tomar um sol???

Nenhum comentário:

Postar um comentário