30 de maio de 2012

O que é TPM??

A síndrome da tensão pré menstrual também conhecida como TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual (2 semanas antes da menstruação). Pode estar relacionada às alterações dos hormônios sexuais: estrogênio, progesterona, hábitos alimentares, estilo de vida ou stress.

 TIPOS DE TPM:

TPM do Tipo A: irritabilidade, ansiedade, tensão, e muitas vezes retenção hídrica.

TPM do Tipo C: aumento do apetite principalmente por doces e chocolates, fadiga crônica, dor de cabeça e às vezes palpitação.

TPM do Tipo H: aumento das mamas (pode ocorrer dor nas mamas), distensão abdominal, e aumento de peso súbito.

TPM do Tipo D: sintomas depressivos.

Como a alimentação pode ajudar no alívio dos sintomas?

A alimentação pode lhe ajudar e MUITO no controle dos sintomas, abaixo dicas dos nutrientes e fontes alimentares que você pode utilizar.

Triptofano: Aminoácido precursor da serotonina. Cacau, banana, grão de bico.

Vitamina B6: Esta vitamina atua como co-fator na produção de serotonina, além de atuar sobre os sintomas principalmente relacionados ao humor, diminui a retenção hídrica, por ser levemente diurética. Gérmen de trigo, cereais integrais, legumes, batatas, bananas e aveia.

Vitamina B2: Interfere na ativação da vitamina B6. Levedo de cerveja, leguminosas, arroz integral, ovos, óleo de peixe.

Vitamina B3 Melhora os sintomas relacionados à fadiga, depressão e ansiedade. Carnes, ovos, atum, abacate, leite, figo e arroz integral.

Vitamina E: Diminui o incomodo dos seios inchados. Óleos vegetais, manteiga, ovos, amêndoas, gérmen de trigo, grãos e cascas, ovos, espinafre, abacate.

Magnésio: Melhora a retenção hídrica, diminui irritabilidade, cólicas e fadiga. Vegetais verdes escuros, cereais integrais, grão de bico, semente de abóbora.

Cromo: Estabiliza os níveis de açúcar no sangue, impede liberação exagerada da insulina o que acarreta maior ganho de peso. Maçã, espinafre, gérmen de trigo, melhor fonte (AIPO).

Ácidos graxos essenciais: óleo de linhaça, GLA - ácido graxo gama linolênico (óleo de borragem e prímula) – importantíssimo nos sintomas de TPM, faz o equilíbrio dos hormônios femininos.

Linhaça: Para obter os benefícios das lignanas da linhaça é necessário hidratá-la. Ex. Deixar uma colher de sopa cheia em um copo de água à noite e utilizar essa água para bater um suco na manhã do dia seguinte.

Mix de sementes: Contém alta sinergia entre os minerais. Gergelim, semente de abóbora e semente de girassol.

Dica para melhorar os inchaços:

Cavalinha, hibisco, centella asiática, dente-de-leão, abacateiro. Pode misturar tudo. Utilizar 2 colheres de sopa para 1 litro ao dia. Deixar em infusão por 10 minutos, coar e tomar durante o dia.

CUIDAR!!! com Amora, Angélica e Yam Mexicano que são fitohormônios, não utilizar por mais de 3 meses (pode interferir na eficácia do anticoncepcional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário