29 de maio de 2012

MOLHOS


Que tal um molhinho para incrementar suas saladas, grelhados e assados e dar um toque especial nas preparações?
Quem disse que ter uma vida saudável é sinônimo de não ter prazer à mesa??
Segue as receitas:

KETCHUP
100g de tomates secos, 100g de tomates frescos de preferência orgânicos, 1 unidade de limão (sumo), 50g de uvas passas,1 copo de água de coco. Temperos: vinagre de maçã, pimenta-do-reino, gengibre fresco ralado e sal. Hidratar os tomates secos em água de coco por uma hora. Após hidratação, vertê-los no liquidificador com os outros ingredientes, até formar consistência desejada.

CAMPONESA
½ xícara de cogumelos cortados em lâmina, 1 dente de alho amassado, 1 col. chá de cebola picadinha, 1 col. chá de salsa desidratada, 1 col. chá de endro, 3 col. sopa de vinagre de maçã, 2 col. sopa de azeite extra virgem. Cozinhar o cogumelo e depois misturar os demais ingredientes.

MOSTARDA
1 col. sopa de mostarda em pó, 1 col. sobremesa de cebolinha, 3 col. sopa de água, 1 col. chá de alho amassado, 1 col. café de manjericão, 2 col. sopa de azeite extra virgem, 1 col sopa de vinagre de maçã. Colocar no fundo de uma vasilha a mostarda, o azeite, o vinagre, o manjericão e a água e bater bem. Misturar ao final a cebolinha e a cebola.

CURRY
2 col sopa de vinagre de maçã, 2 col. sopa de azeite extra virgem, 1 col. de chá de curry, 2 col sopa de água. Bater todos os ingredientes.

ITALIANO
1 xícara de purê de tomate, 2 col. chá de orégano, 2 dentes de alho socado, 2 col. sopa de manjericão picado, 2 col. sopa de aipo picado. Junte todos os ingredientes em uma panela e ferva até engrossar.

MOLHO CREMOSO DE ERVAS
1 xícara de iogurte desnatado natural, 1 col. sopa de salsa picada, 1 cebolinha verde com o talo picada, 1 col. chá de alecrim seco, 1 col chá de orégano seco, 1 col. sopa de manjericão fresco picado, 1 col chá de suco de limão, 2 col sobremesa de azeite. Com um batedor manual, misture o iogurte e acrescente os outros ingredientes.

MOLHO REFRESCANTE
1 xícara de iogurte natural desnatado, 6 col. sopa de hortelã bem picada, 2 col sobremesa de azeite. Com um batedor manual, misture o iogurte e acrescente os outros ingredientes.

MOLHO À VINAGRETE
3 col. sopa de vinagre de maçã, 2 col. sobremesa de azeite extra virgem, 1 col. sobremesa de cebola roxa picada, 1 col. sobremesa de pimentão picado, 1 col. sobremesa de cheiro verde picado, 1 col. sobremesa de tomate picado, água para completar. Misture todos os ingredientes.

MOLHO DE AIPO
1 xícara de iogurte natural desnatado, 2 col. sopa de aipo ralado, 1 col. sopa de salsa picada, 1 col. de chá de azeite, 1 pitada de sal. Com um batedor manual, misture o iogurte e acrescente os outros ingredientes.

MOLHO CREMOSO COM GENGIBRE
2 col sopa de maionese de tofu, 1 col. chá de vinagre de maçã, 1 col. chá de cebolinha picada, 1 col. chá de gengibre ralado, 1 col chá de molho shoyo light, 1 col sobremesa de azeite de oliva extra-virgem, 2 col sopa de suco de laranja. Misture bem todos os ingredientes no liquidificador.

ALHO PORÓ AO VINAGRETE
8 alhos-porós, 1 colher (sopa) de missô, 1 xícara (chá) de água para dissolver o missô, 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco, sal a gosto (se necessário), pimenta-do-reino (moída na hora) à gosto, 5 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem, salsinha picada. Lave muito bem os alhos-porós. Corte os alhos-porós de maneira a aproveitar a parte branca do caule. Fatie os alhos-porós em rodelas finas. Numa panela, coloque a água e o missô e leve ao fogo baixo para dissolver, mexendo sempre. Acrescente os alhos-porós em fatias e deixe cozinhar bem, até ficarem macios. Escorra e deixe esfriar um pouco, mas não totalmente, pois devem ser temperados
ainda mornos. Numa vasilha, misture o sal, a pimenta-do-reino moída na hora, o vinagre e o azeite. Misture muito bem, prove e corrija o sal se necessário.

Disponha os alhos-porós numa travessa funda e coloque a mistura de vinagre e azeite
por cima, até encobrir. Deixe pegar gosto. Ao servir, salpique salsinha por cima. Esta preparação pode acompanhar saladas, peixes e servir como antepasto!


MOLHO DE GERGELIM COM HORTELÃ
1/2 xícara (chá) de água, sal à gosto, 2 colheres (sopa) de gergelim branco torrado,3  colheres (sopa) de azeite de oliva, 8 colheres (sopa) de tahine, 1/2 xícara (chá) de suco de laranja, 1 dente de alho amassado, 1 xícara (chá) de hortelã picada. Coloque no liquidificador: o azeite de oliva, a tahine, o suco de laranja, o alho e a água. Bata até obter um creme.
Junte a hortelã e o sal e bata rapidamente. Retire. Despeje em uma molheira e polvilhe as sementes de
gergelim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário