14 de junho de 2012

MENOPAUSA



A pausa na função ovariana ocorre por volta da quinta década de vida, mas bem antes devemos acrescentar na nossa alimentação fontes de fitoestrógenos e fontes de cálcio e magnésio (as mulheres têm maior tendência a osteopenia) e claro, atividade física (já que a perda de massa muscular aumenta ainda mais nessa fase).

O que são os Fogachos “calorões”?
Aumento da palpitação e sudorese. Trata-se de um fenômeno vasomotor, onde os principais agentes são as gonadotrofinas hipofisárias (LH e FSH). É o principal sintoma da menopausa, afeta 75% das mulheres.

FOGACHOS, como amenizar pela alimentação?
Evitar: álcool, cafeína e alimentos condimentados, agravam os calores.
Auxiliar o processo de detoxificação hepática.
Aumentar o consumo de gorduras essenciais e fontes de isoflavonas.

O que são fitoestrógenos?
Constituintes encontrados em plantas ou alimentos com ação estrogênio símile. Podem ser divididos em 3 classes principais: Isoflavonas, Coumestanas, Lignanas.

Plantas e alimentos que contém fitoestrogênios:
Trevo vermelho
Broto de Alfafa
Semente de linhaça e gergelim
Misso, tofu, extrato de soja
Cimicífuga racemosa
Yam mexicano
Infusão da folha de amora
Angélica sinensis
Punica granatum (romã)

Outros:
Vit E: Na menopausa não pode faltar.
Inositol: Auxilia no metabolismo de Estrógeno e Progesterona.
Boro: Aumenta os níveis de estradiol e testosterona. Algumas evidências sugerem que o boro tanto pode melhorar quanto imitar alguns dos efeitos do estrógeno nas mulheres pós-menopausa.

E também sabemos que nessa fase ocorre queda da libido, por isso acrescente:

Alimentos Afrodisíacos: Noz-moscada, pimenta caiena, canela, coentro, cardomomo, pimenta malagueta, curry, cominho, alcaçuz, cebola, alho e baunilha.

Fica a dica# Saiba que um plano alimentar orientado, ajuda (e muito!!!) mulheres que estão passando por essa fase, ou para aquelas que querem passar por ela sem problemas. Nutricionista não estuda só para fazer você emagrecer, mas estuda a ciência da nutrição, estuda o organismo e seu funcionamento, só que ao invés de remédios prescreve alimentos, entende?? Nutrição é a ciência do futuro #pense nisso#.

Nenhum comentário:

Postar um comentário