7 de junho de 2012

ALGAS


Algumas curiosidades sobre as algas:

O lentinana do Shitake aumenta a imunidade estimulando os macrófagos e linfócitos. O chá produz substâncias anti-inflamatórias, ideais para o tratamento da gripe.

As algas apresentam quantidades muito interessantes de iodo, que permitem alcançar as recomendações diárias facilmente com o seu consumo.

O consumo das algas deve ser feito sempre de maneira adequada e controlada por profissional capacitado, para evitar uma possível toxicidade. É importante lembrar que não devemos consumir em excesso alimentos fontes de iodo, assim como qualquer alimento, pois nosso organismo se encontra em equilíbrio quando os nutrientes encontram-se em quantidades adequadas, trabalhando assim em sinergia.

Segue abaixo 2 opções de consumo da alga kombu:

Escove a alga para retirar os resíduos, corte um pedaço da alga, e deixe de molho em água mineral por 1 hora. Retire a alga, e o caldo pode ser aquecido e consumido como sopa. A alga que restou pode ser picada e misturada no feijão, no arroz, no refogado, etc. As preparações com alho podem auxiliar a reduzir o seu sabor característico.

Em relação à recomendação para casos de hipotireoidismo, não existe uma recomendação específica, pois irá variar de acordo com cada paciente, com os medicamentos que utiliza e com os hábitos alimentares. As dosagens de iodo devem ser sempre acompanhadas quando é realizado o uso medicamentoso da L-tiroxina, e quando o iodo é consumido através de alimentos e suplementos alimentares, para evitar produzir um efeito reverso devido ao possível consumo excessivo de iodo. Sendo assim, estas recomendações devem ser individualizadas e acompanhadas pelo endocronilogista e nutricionista responsável.
 

Gelatina de Algas com Maçã e Canela
1 col sopa de Agar Agar (alga em pó)
1 copo de água
100g de ameixa seca
3 copos de creme de maçã (1 ½ kg de maçã fugi, 1 pitada de sal, ½ xícara de água)

Creme de maçã (lavar bem, descascar e cortar a maçã em gomos, colocar a maçã numa panela com 1 pau de canela, uma pitada de sal e água. Cozinhar em fogo baixo por 30 a 60 minutos depois que ferver). Deixar o Agar Agar de molho por 15 minutos na água. Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos. Misturar o creme de maçã e cozinhar por mais 5 minutos. Lavar as ameixas em água filtrada. Depois cozinhar no vapor por 5 minutos e tirar os caroços. Misturar as ameixas na gelatina de maçã. Arrumar em potes e colocar na geladeira por 1 hora.

Mousse de Manga
1 col sobremesa de Agar Agar em pó
½ copo de água
1 manga grande (500g)
1 pote de iogurte desnatado (200ml)
2 col sopa de adoçante
3 claras

Deixar o Agar Agar de molho por 15 minutos na água. Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos. Lavar bem, descascar e cortar a manga. Bater no liquidificador a manga, o iogurte, o adoçante e o Agar Agar diluído. Coar e reservar. Bater as claras em neve na batedeira. Misturar tudo e bater mais um pouco. Colocar num recipiente ou em potes individuais e levar ao congelador por 1 hora.

Mexido de Vagem com Algas
1 punhado de alga arame
250g de vagem
½ cebola picada
1 col sopa de óleo
1 col chá de sal

Colocar a alga arame de molho por 5 minutos. Lavar bem a vagem e cortar em tiras bem finas, na diagonal. Refogar a cebola e acrescentar o óleo. Colocar a vagem e continuar refogando. Por último colocar a alga e continuar refogando.

Geralga
6 col sopa de gergelim preto
3 folhas de alga nori
1 col chá de sal

Torre o gergelim durante 3 minutos. Acrescente o sal e desligue o fogo. Rasgue as algas e bata tudo no liquidificador. Conserve em vidro fechado.

Feijão com Alga Kombu
1/2 kg de feijão
8 xícaras de água
1 col sopa de alho amassado
1 col sopa de sal
2 folhas de louro
10cm de alga kombu ou wakame

Em vasilhas separadas deixe o feijão e a alga de molho no dia anterior. Cozinhe o feijão com a alga e todos os temperos na pressão. Cozinhe durante aproximadamente 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário