1 de junho de 2012

COENZIMA Q10 ou UBIQUINONA

Você sabe o que é coenzima Q10? Provavelmente já ouviu ou já viu escrito nos rótulos de creme anti-sinais. Saiba que podemos encontrar esse poderoso antioxidante nos alimentos. Vou explicar certinho.

A coenzima Q10 é encontrada na mitocôndria (organela responsável pela geração de energia das células) de todos os tecidos. É um importante componente do sistema de transporte elétrico que gera ATP (ENERGIA!!) através do sistema oxidativo, sua deficiência gera fadiga, letargia.

Possui um possível efeito ergogênico (efeito no ganho de massa muscular) e aumento da potência aeróbia. No caso de atletas, os estudos não confirmam que a suplementação de CoQ10 como ergogênico melhoraria o desempenho físico. No entanto, não deixa de ser interessante seu uso como antioxidante, fundamental para atletas.

Principais aplicações clínicas: Em doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, asma, câncer de mama, síndrome da fadiga crônica, DPOC, fibromialgia, enxaqueca, fibrose pulmonar, pele danificada pelo sol, diminuição de peso, diabetes mellitus.

Além disso, a Coenzima Q10 estimula o crescimento celular e atenua a morte celular (antienvelhecimento). Previne estresse oxidativo e dano neuronal (ótimo para disfunções cognitivas). Diminui progressão da doença de Parkinson em pessoas no estágio inicial. Ajuda a prevenir o envelhecimento cutâneo (rugas). Diminui pressão arterial e formação de placas, oferece proteção ao miocárdio durante e após cirurgias cardíacas, comum no tratamento de doença cardíaca congestiva, isquemia miocárdica, prolapso da válvula mitral, anginas estável e instável, arritmias.

Causas de deficiência: Envelhecimento, fármacos com estatinas, beta-bloqueadores, metformina, hidroclortiazida, orlistat, hipotiroidismo.

Sinais e sintomas de deficiência: Estresse oxidativo, fadiga generalizada, fraqueza muscular.

Fontes alimentares: Produtos de origem animal: encontrado na mitocôndria de animais (carnes de maneira geral), principalmente sardinha, é rica em Coenzima Q10, salmão, nozes, espinafre, abacate, picão. Produtos de origem vegetal: encontrado no cloroplasto principalmente nas folhas verdes-escuras.

Todo mundo pode usar os suplementos de coenzima Q10?
Paciente com insuficiência renal grave não, pois pode ocorrer palpitação e sudorese.

E PASMEM!!!
Pessoas que usam estatinas não produzem coenzima Q10, isso porque as estatinas bloqueiam a síntese endógena de colesterol, e a coenzima Q10 é produzida a partir do colesterol endógeno. Olhem a figura abaixo:

6 comentários:

  1. Ana Paula,
    Parabéns pelo blog. Estava procurando algo sobre os efeitos adversos da sinvastina, uma vez que tenho uma taxa muito baixa e fiquei preocupado quando vi que a mesma "elimina" essa coenzima que voce falou.
    O fato é que tomo diariamente 10mg (sinvastantina) e sinto que nao me faz bem, sera que realmente preciso tomar e perder a coenzima?
    Alem de remedio para hipertensão, tomo tambem clopidogrel devido a quase um enfarto motivado por estresse e colocação de stent.
    Gostaria de uma opiniao (sem compromisso) se o que acho procede.
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colesterol não é gordura e sim um esteroide/álcool orgânico. O lipídio se divide em esteroide e gorduras, toda gordura é lipídio, mas nem todo lipídio é gordura. Até o colesterol "ruim", tem 11 divisões/partes e somente 2 destas é que pode causar algum prejuízo. Coloque no google Dr Kater e colesterol, assista a entrevista deste médico e faça o mesmo com Dr Lair Ribeiro. Colesterol é um anti-inflamatório e que tem colesterol alto, tem menos 75% de chances de ter AVC/infarto do que o que tem colesterol "normal" ou baixo. É a maior safadeza o uso da estatina, que nem é um medicamento com testagem válida. Veja de onde vem os testes da estatina, que já começa com animais herbívoros e não chegou a conclusão nenhum no que se refere a seres humanos. Este mito já caiu a muito tempo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente. Tive certeza após uma entrevista de cardiologista e hotomolecular! Estou super tranquila após houvi-lo falar.

      Excluir
  2. So complementando: minha taxa de triglicerido é extremamente baixa, talvez devido ao uso do sinvastantina (10mg). Em determinado momento quae chegou a zero!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu pai é renal crônico é comecei a dar coenzima q10 pra ele , só que estou preocupado pq a pressão arterial dele vem baixando muito , só que quem faz hemodiálise tem essa probabilidade de baixar a pressão , então estou confuso se é o coenzima q10 que está causando isto

    ResponderExcluir