28 de agosto de 2012

Gelatina pode??




Sempre escuto...e gelatina eu posso? Opção rápida, prática, de baixa caloria, docinha, e ainda fonte de colágeno, será?? Em estudos realizados a quantidade de colágeno encontrada não ultrapassou 2g, apesar de não haver consenso, alguns estudos sugerem que seriam necessários 10g diários para haver benefícios, uma pessoa saudável consegue repor o colágeno apenas com uma dieta normal, rica em proteínas. Além disso, a gelatina contém o conservante amarelo crepúsculo, que vem sendo relacionado à propensão à hiperatividade infantil. Pouco nutritiva, a gelatina é um alimento totalmente artificial, rico em aditivos, corantes e edulcorantes.
Não gostou do que leu?? Ok, então que tal utilizar a versão incolor isenta de corantes e fazer dessa sobremesa um prato cheio de nutrientes?? Fácil, invente, tente!!


Gelatina Caseira de Uva com Maçã
300ml de suco de uva concentrado
200ml de água
1 envelope de gelatina incolor em pó
1 maçã sem casca picada
Adoçante à gosto.

Misture o suco de uva com a água e o adoçante. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem (tome cuidado para não deixar ferver a água que dissolver a gelatina, pois se não a gelatina não forma). Com uma colher, misture bem a gelatina dissolvida ao suco de uva diluído e adoçado. Pique as maçãs em cubinhos, misture a parte líquida e leve para gelar.


Gelatina de Algas com Maçã e Canela
1 col sopa de Agar Agar (alga em pó)
1 copo de água
100g de ameixa seca
3 copos de creme de maçã (1 ½ kg de maçã fugi, 1 pitada de sal, ½ xícara de água)

Creme de maçã (lavar bem, descascar e cortar a maçã em gomos, colocar a maçã numa panela com 1 pau de canela, uma pitada de sal e água. Cozinhar em fogo baixo por 30 a 60 minutos depois que ferver). Deixar o Agar Agar de molho por 15 minutos na água. Levar ao fogo baixo e deixar ferver por 5 minutos. Misturar o creme de maçã e cozinhar por mais 5 minutos. Lavar as ameixas em água filtrada. Depois cozinhar no vapor por 5 minutos e tirar os caroços. Misturar as ameixas na gelatina de maçã. Arrumar em potes e colocar na geladeira por 1 hora.

ÁGAR-ÁGAR
1 envelope de gelatina agar de 5 g
2 copos americanos de água fria
2 copos de suco de frutas
Açúcar Mascavo –à gosto
Frutas em cubinhos levemente cozidas (usar pouca água)
Raspas de limão

Dissolver o envelope de ágar na água fria. Levar ao fogo brando, deixar ferver por 3 minutos. Retirar do fogo, deixar esfriar um pouco e acrescentar o suco de frutas e as frutas já cozidas. Adoçar à gosto. Deixar esfriar e levar em geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário