29 de julho de 2012

Dieta da Flávia


O QUE A REVISTA NÃO COLOCOU NA MATÉRIA DA FLÁVIA VOCÊ LÊ AQUI:

Bem, quando a editora Abril entrou em contato comigo para saber melhor sobre a dieta da Flávia, mandou algumas perguntas, respondi e as enviei de volta. Mas infelizmente vocês sabem que as revistas são sensacionalistas e publicam aquilo que querem. Respondi tudo e o que apareceu na matéria foram poucas linhas, como sempre arquivo todos os meus artigos, resolvi compartilhar com vocês aquilo que não foi publicado pela revista. Espero que gostem!! Um beijo amorecos!


Que pontos da história da Flavia foram mais importantes na hora de bolar o cardápio dela (em termos de horários, tipos de alimentos, receitas...)?

Como de costume, procuro entender a rotina do paciente para adaptar a dieta, como Flavia tem uma rotina de trabalho atípica (tarde e noite), ela costumava levar lanches rápidos e nada saudáveis, como pão de queijo, quibe frito, etc. Orientei para preparar todas suas refeições em casa para levar ao trabalho, por exemplo sanduiche natural (com pão integral, frango, atum ou ovo).

Por que os cubos de clorofila são desintoxicantes? Que substâncias eles têm e como agem?

A couve e o agrião fazem parte da família das brássicas, que possuem em sua composição o enxofre, este é responsável por estimular a síntese de glutationa no fígado, promovendo a sua desintoxicação. O gengibre é um poderoso antiinflamatório e também atua na desintoxicação.

Por que métodos de desintoxicação do organismo favorecem a dieta? Eles ajudam a perder peso diretamente ou apenas fazem o organismo funcionar melhor?

Vamos pensar, uma coisa leva a outra, para que eu emagreça com saúde, precisamos equilibrar todo o organismo, se algo não vai bem, precisamos arrumar, ou seja, é como fazer faxina em casa, muitas pessoas não conseguem emagrecer, mesmo comendo pouquíssimas calorias durante o dia, por ter um organismo em desarmonia, um fígado intoxicado é incapaz de promover uma boa atuação no processo de emagrecimento.

Quais as propriedades dos grãos do mix de fibras? Por que ele não deve ser consumido mais de uma vez ao dia?

O mix de fibras contém alta sinergia entre os minerais, possui boa quantidade de magnésio, zinco, selênio, vitaminas do complexo b, e também fonte de fibras e gorduras boas. Na dieta da Flávia inclui o mix somente uma vez ao dia, porque era o suficiente para ela, precisamos trabalhar sempre em equilíbrio de porções, cada caso é um caso.

Que efeitos têm o consumo de gorduras boas? A Flavia dizia que, quando comia abacate à noite, o humor dela melhorava. Existe essa relação mesmo?

Indiretamente, as gorduras boas provenientes do Omega 3, Omega 9, Omega 7, fazem parte da composição das membranas das células, ou seja, para que os neurotransmissores funcionem bem (por exemplo a serotonina, neurotransmissor ligado a ansiedade) é necessário que suas membranas estejam fluidas, para que as sinapses (ligações) de um neurônio a outro ocorra perfeitamente, se a dieta é rica em gordura saturada, as membranas das células ficam duras e as transmissões não ocorrem. Além disso, o abacate possui em sua composição o beta-sistosterol, substância responsável em bloquear a enzima que eleva as taxas de cortisol (hormônio do estresse) que também está envolvido na obesidade. Além dessas propriedades as gorduras boas são ótimas aliadas para a saúde do coração e artérias e também excelentes alimentos anti-inflamatórios.

Que outros alimentos possuem gorduras boas e podem ser incluídos na dieta?

Todas as oleaginosas (macadâmias, nozes, avelãs, castanhas, amêndoas), azeite de oliva, óleo de linhaça, abacate, peixes gordos, linhaça, chia.

Que gorduras podem ser consideradas boas e quais as más?

Gorduras boas provenientes dos alimentos já citados acima e as gorduras ruins são de origem animal, gordura saturada (carnes, leite), frituras e gorduras hidrogenadas que estão presentes em alimentos industrializados, congelados, e de padaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário