21 de janeiro de 2010

Unhas frágeis...

As unhas são formadas de queratina, uma proteína fibrosa que tem a função de proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Para mante-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, já que a falta de alguns nutrientes e vitaminas podem deixá-las quebradiças e frágeis; A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode deixá-las secas e quebradiças. A biotina e as demais vitaminas do complexo B, aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes; Por isso, unhas saudáveis e elegantes exigem uma alimentação rica em nutrientes. A vitamina C pode ser encontrada em laranja, pimentão amarelo, mamão e morango. As melhores fontes de vitamina E são vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais. Para se conseguir biotina podemos incluir na alimentação peixes de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais. O complexo B é encontrado, principalmente em ovos, carne, aves e leite.
Ainda, pontos brancos podem indicar deficiência de zinco ou selênio; o zinco é um mineral muito importante para a pele e também é o mineral que mais se perde nos momentos de estresse, outro ponto que devemos avaliar nas unhas é a contaminação por cádmio; Pode ser tireóide também, por isso não dá para generalizar, temos que avaliar a individualidade bioquímica, sempre. Esse é um dos motivos que não gosto muito de falar sobre quantidades, porque cada pessoa tem uma necessidade diferente da outra.

4 comentários:

  1. O blog tá lindo, e eu, morrendo de saudades!Vou te visitar todos os dias agora =D
    Parabéns amiga! Sucesso e alegrias, sempre.
    Beijos, Rosane Mafioletti.

    ResponderExcluir
  2. Aninhaaa...esta lindooo...já adicionei nos meus favoritos...e como sempre você mandando super bem...
    beijao...saudades...sucessooo!!!
    Cristiane Hartmann

    Vai ficar como anônimo porque não tenho um blog!

    ResponderExcluir
  3. Ana,
    Muito legal a iniciativa de montar um blog como este!
    Com certeza um recurso bastante interessante em sua vida profissional e que contribuirá infinitamente com seu sucesso a partir de agora!
    O blog ficou arrojado e com sua cara.
    Parabéns

    Paula

    ResponderExcluir
  4. Ana
    Parabéns!!!
    O seu blog está muito 10.
    Saudades.
    Bjos!!!
    Jaqueline Schons.

    ResponderExcluir