9 de outubro de 2010

LICOPENO


O licopeno é o carotenóide que dá a cor vermelha aos tomates. O licopeno é o mais abundante carotenóide da nossa alimentação. E olha que existem quase 600 carotenóides conhecidos. Os tomates vermelhos têm mais licopeno do que os amarelos. A biodisponibilidade do licopeno aumenta depois do cozimento. Segundo evidências epidemiológicas as dietas ricas em licopeno estão associadas à redução do risco de diversos tipos de câncer. Por isso os suplementos com licopeno são freqüentemente indicados como agentes protetores contra o câncer, promotores da saúde cardíaca e antioxidantes.
Como antioxidante, o licopeno é duas vezes mais potente que o betacaroteno em relação à proteção de leucócitos de lesão da membrana celular provocada pelos radicais livres.
Até pouco tempo os suplementos de licopenos eram caros. Muitos ainda o são! Mas, desde 2001, laboratórios farmacêuticos passaram a comercializar uma forma sintética de licopeno com custo cinco vezes menor e com a mesma efetividade.
Não existem efeitos colaterais adversos significativos associados ao consumo regular de suplementos de licopeno. No entanto, as doses de licopeno devem permanecer na faixa que seria obtida com uma dita rica em produtos derivados dos tomates, ou seja, 10 a 40mg/dia.
Mas o método mais custo-efetivo para obter licopeno diariamente é, sem dúvida, uma dieta rica em alimentos à base de tomates. Estudos sugerem que 10 porções de derivados de tomates por semana (aproximadamente 20 a 100mg de licopeno, dependendo dos alimentos e modo de preparo) pode reduzir o risco de câncer de próstata.

Receita prática para garantir os efeitos do licopeno:

Cozinhe alguns tomates inteiros, bata-os no liquidificador e conserve o molho em geladeira. Consuma 1 xícara no almoço e outra no jantar, misturando a ervilhas, soja, grão de bico ou lentilhas. Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior a quantidade de licopeno.

Um comentário:

  1. Olá Ana Paula, parabéns pelo seu blog! Leio sempre q posso! A internet é um ótimo aliado para divulgar a nossa profissão e mostrar o quanto ela é importante na vida das pessoas!!

    Quando der, da uma passadinha no meu também. Abraço.

    www.souoqcomo.blogspot.com

    Karina Rigo

    ResponderExcluir