2 de março de 2010

OMEPRAZOL.....e hipocloridria

O uso prolongado do omeprazol leva a uma diminuição na produção de HCL (ácido clorídrico). Mas quais as consequências? Com a dimimuição do "suco gástrico" teremos dificuldade principalmente em digerir proteínas, como posso saber se isso acontece comigo? É simples, se você se sente com o abdômen distendido após as refeições, ou ainda tem flatulências além do normal (gases sempre indicam disbiose - desequilíbrio da microbiota intestinal) você provavelmente está com hipocloridria induzida. Além disso para absorvermos vitaminas e minerais, precisamos de um Ph adequado, ou seja, ácido no estômago. É claro que se o seu problema é anatômico, por exemplo hérnia de hiato (afrouxamento do esfincter inferior), o uso de omeprazol se torna necessário, já que o esôfago não tem uma mucosa preparada para receber esse quimo ácido. Mas se o seu problema for "azia", existem outras maneiras de controlar esse sintoma, mudar os hábitos alimentares é o primeiro passo, juntamente com uma avaliação criteriosa da causa da azia, lembrando que o omeprazol vai tratar os sintomas e não a causa. Existem também fitoterápicos que auxiliam no tratamento da azia. Mais uma vez a Nutrição Funcional é soberana!!!

4 comentários:

  1. realmente é verdade o que diz, tenho um ano de graduação em nutricão ,mas as vezes busco informação na internet, agora mesmo estava tomando omeprazol, foi indicado para tomar 90 dia mais a 2 dia parei porque eu almoçava e depois de uma hora já estava com fome descobri que é o medicamento, agora vou usar os meus conhecimentos para readucar minha alimentação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita para reeducar sua gramatica,profissional graduado nao deve ter problemas com gramatica especialmente se esse for seu unico idioma. Vergonha Brasil!!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Um assunto tao serio e o professor q esta no lugar errado , esta corrigindo a gramatica do amigo kkkkkk .O brasil nunca vai ser uma potência mundial !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir