30 de março de 2010

AÇAÍ na tigela....... Que delícia!!

Demorei para postar dessa vez, mas tenho um bom motivo, estava em um tour pela Bahia, e sabe como é, quando a gente chega tem que colocar o "barraco" em ordem. Essa foto aí eu tirei na ida da Bahia para Aracaju, quando paramos para saborear o famoso Açaí na tigela, um sabor meio chocolate com uva, cremoso e extremamente gelado, salpicado com granola e para completar umas rodelas de banana. Algumas informações sobre o Açaí: Na Amazônia, o berço do açaí, essa fruta super nutritiva é consumida na forma de suco, com peixes em pratos salgados ou, mais normalmente, a polpa batida com gelo e açúcar e saboreada com farinha de mandioca ou de tapioca. Mas população do sul do Brasil inventou uma própria receita. A polpa é a mesma, também bem gelada, mas incrementada com mel, xarope de guaraná, banana e granola. O açaí virou moda entre os surfistas, freqüentadores assíduos de academias e pessoas que gostam de sabores exóticos e nutritivos. Mas, fique atento com esses ingredientes todos, as calorias de um açaí na tigela são bem maiores do que as calorias de um suco simples de açaí. Calorias à parte, falemos suas outras qualidades. O açaí é rico em antocianinas, um pigmento que dá a cor arroxeada à fruta e atua como potente
antioxidante. É boa fonte de fibras, cálcio, ferro (por isso muito indicado para anemia) e vitamina B1. Tem uma boa quantidade de gordura, mas a grande parte é de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%), que auxiliam na redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol. É um alimento que pode prevenir várias doenças e melhora muito a saúde de seus consumidores assíduos. Veja abaixo sua composição nutricional:

Por 100g (cem gramas) de polpa:
· Calorias: 247kcal
· Proteínas: 3,8g
· Lipídios: 12,2g
· Fibra: 16,90g
· Cálcio: 118mg
· Ferro: 11mg
· Fósforo: 0,5mg
· Vitamina B1: 11,80mg
· Vitamina B2: 0,36mg
· Vitamina C: 0,01mg

A minha tigela era de 200 gramas..... mais a granola....mais a banana....mais o melado que coloquei por cima..... vixxxxiiiii!!!!

Um comentário:

  1. Nossa tia eu ADORO tijela de açaí, já sabia que era nutritiva mas com você explanando melhor ainda os seus atributos me dá mais vontade ainda de comer! Pena que na cidade é complicado procurar por açaí.. beijão e está excelente o blog!

    ResponderExcluir